domingo, 7 de março de 2010

honey, im too Sundance for your Hollywoodness

Sabe, hoje eu passei o meu sábado todo em frente da televisão. Mas ao contrário de você, não passei assistindo Caldeirão do Huck ou outra porcaria desse tipo. Sinceramente foi um sábado produtivo. Revi filmes que sempre amei e já sentia falta. E como amanha é a premiação mais renomada no mundo cinematográfico, acho que de alguma forma faz sentido. Porem ao mesmo tempo não faz. Eu juro por Deus que posso ate ver e gostar de um filme blockbuster, mas eu sou ‘sundance demais pro seu hollywood’. E é um pouco cômico, e irônico, e sarcástico o fato que hoje em dia Sundance estar se tornando em seu próprio tipo de Hollywood. ha! Mesmo assim, acho ate errado eu me sentir superior por gostar de filmes, e musicas que não são mainstream. Acho que é que nem ator de teatro e ator de novela. Obviamente o ator de teatro se acha superior e mais talentoso do que o ator de novela quando na verdade quem sai ganhando é o ator de novela porque ele simplesmente faz mais dinheiro. E não vem com esse papo que dinheiro não é tudo, porque mesmo não sendo, com ele você pode comprar tudo. Isso não quer dizer que eu não goste de um bom Hollywood film. De jeito nenhum, I loved Titanic for exemple. De qualquer forma, continuando, eu honestamente acho que tenho um gosto peculiar pra certas coisas. E lembro sempre do que mamãe dizia “gosto não se discute!” Mas que eu sei escolher filme melhor do que você (não você particularmente... ou talvez sim, talvez você mesmo que estar lendo e no fundo sempre soube que tinha algo que não batia entre nos.) então com essa soberbia toda, acho que toda semana (quando eu lembrar ou tiver afim) vou recomendar um filme aqui. Nada muito hollywoodiano tipo 2012 (BAD BAD BAD MOVIE!) nem Twilight (sei que todas vocês me detestam agora.) e muito menos as típicas comédias românticas. Por favor, comedias românticas não são filmes. São passatempos quando não tem nada melhor na TV e sua HBO ta uma bosta. Me perdoe se você é uma das pessoas que pagam $11 pra assistir algo completamente inútil e previsível com atores que estão quase em final de carreira. E que em 3 meses vai estar na TV mesmo. Come on!.. Nossa, como eu to malvadinha hoje né? Não leve a mal a minha ignorância, nem minha arrogância. Quem fala por mim é a minha consciência, e ela é uma baita mentirosa, e só fala poop.

Começarei então com um dos meus filmes prediletos de todos os tempos.
La science des rêves.
(ah, devo avisá-los que tenho um pet peeve péssimo. Eu não traduzo nomes de filmes. Tal como o nome de uma pessoa não se traduz, filmes também tem nomes, em suas línguas originais. O que que custa aprendermos falar um nome correto. Putz! Sem contar que a pessoa encarregada em tradução de títulos no Brasil fuma craque e te detesta.)
Escrito e dirigido por Michel Gondry (diretor de Eternal Sunshine of a Spotless Mind. Another one of my top rated.) Estrelando o meu mexicano favorito Gael García Bernal e minha irmã em sonho, Charlotte Gainsbourg. (quem não gostaria de ser filha da Jane Birkin com o Serge Gainsbourg?!)
Lançado em 2006, o filme não é pra todo mundo. Ele contem vários fatores que podem te convencer a gostar e me chamar de gênia ou a odiar e me chamar de maluca.

Primeiro, o filme é em 3 línguas. Tudo ao mesmo tempo. Se você falar inglês, francês e espanhol, tranquilo. Se não, se prepara para ler. E aviso isso porque sei a quantidade de pessoas preguiçosas existem por ai que preferem não ler. (como aqui agora, sei que ninguém vai ver mesmo.)

Segundo, Stéphane não é normal. Eu acho isso o charme todo do filme. Talvez você é que nem a minha mãe e vai achar todo mundo maluco e ficar preocupada comigo por gostar de gente assim.

Terceiro, não tente entender o filme logo de primeira. Esse é um tipo de filme que para certas coisas não há explicação. Então nem tente decifrar porque você não escreveu o filme. Você não sabe o que estava passando na cabeça do Gondry na hora. E com isso, é um filme que cada vez revisto, você acaba percebendo algo a mais, ou de outra forma. Sei que na primeira vez que vi me achei o próprio Stéphane Miroux. Pela 3ª ou 4ª vez já me via como a Stéphanie. E agora já me vejo como o Guy, chato e tarado.. Não talvez nem o Guy, mas sim a loira da oficina que na banheira de celofane diz “who issshe?” (yes, issshe porque ela junta o is e o she. É tão bonitinho!)

E por ultimo, os personagens principais tem os mesmos nomes. Sexos diferentes. Eu gosto, mamãe não.

Se você já teve o prazer de se deleitar com La science des rêves porfavor deixe sua opinião sobre o filme aqui. Se não, assiste e depois me fala o que você achou.
Chega. São 7:05 da manha e eu nem dormi ainda. Sem contar que hoje é the oscars e como eu vou pegar o westcoast feed mesmo, vou tentar ir no cinema assistir Alice in Wonderland (IMAX 3D, yeah baby!) a tardezinha. Going to fall asleep now, à plus tard.

@rabeezy
sorry for rambling a bit too much..

2 comentários:

  1. huahuauhuauhuahuha voce é doida raabe

    ResponderExcluir
  2. Concordo 100% com vc... é um Film que vale a pena asistir. Porque o Michel Gondry ao igual que o Tim Burton e outros tantos sao os rebeldes do Hollywood, que tem estilo propio.
    Eu sou Graphic Designer, gosto muito do seu site!!
    Parabens!

    ResponderExcluir